sexta-feira, 24 de maio de 2019

Egoísmo e Compaixão


A prática egoísta é uma escolha, pois o ser humano tende naturalmente para a gentileza, além disso é uma escolha, a qual visa determinada situações. Foi realizado um experimento em 2012 por professores da Universidade de Harvardo, nos Estados Unidos. Tinha como foco investigar se a natureza humana é egoísta ou gentil. Após um recrutamento de universitários, em que foi dividido em grupos de quatro membros, em seguida cada um recebeu uma quantia de dinheiro, e teve a possibilidade de separar um pouco do valor para ser multiplicado, o restante distribuir com os participantes. Porém, a maioria dos ganhadores escolheram contribuir com o restante.

Em relação à compaixão, ou seja, se colocar no lugar do outro, pois paixão vem do grego, pathos significa sofrimento, portanto compartilhar da dor alheia. Esse sentimento também é baseado na compreensão e no amor ao próximo. Ter compaixão pode traduzir em motivar o outro, a fim de que ele descubra suas qualidades, potencialidades, força interior para vencer os desafios da vida. É preciso entender o estado mental e emocional para poder compreendê-lo melhor, isto tem que ser um exercício contínuo com as variadas pessoas as quais nos relacionamos. “A neurociência social estudou a compaixão e descobriu que os circuitos cerebrais, por padrão, nos dizem para ajudar, mas eles somente funcionam quando interagimos com o outro”. (GOLEMAN, apud ARMSTRONG, 2013). Vale salientar que a compaixão dá interdependência entre os seres humanos, visto que o homem é um ser social por natureza. A compaixão leva a uma ação concreta para aliviar os sofrimentos do outro. Ao analisar, o problema por exemplo: enfermidade de uma pessoa, o auxilio da família e dos amigos é uma parte importante na sua recuperação. A primeira pessoa que beneficia com a compaixão é a própria pessoa que pratica à ação, isto vai de encontro com a importância de viver a virtude, conforme Aristóteles.



Referências
BIS, Keila. A importância de conquistar a compaixão. Disponível em https://casa.abril.com.br/bem-estar/a-importancia-de-cultivar-a-compaixao/. Acesso em 11/06/2018.

MOREIRA, Isabela. A gentileza é intuitiva, ser egoísta é uma escolha. Disponível em https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2016/06/gentileza-e-intuitiva-ser-egoista-e-uma-escolha.html. Acesso em 11/06/2018.
    

Um comentário:

  1. Muito bom e bem explicado...É preciso ter compaixão uns pelos outros.

    ResponderExcluir